Mofo: 5 dicas para acabar de vez com esse fungo na sua casa

O mofo é uma designação comum dada para fungos filamentosos (de estrutura fina e alongada), que não formam estruturas semelhantes a dos cogumelos. Eles vivem principalmente em lugares úmidos e escuros. Certos tipos de bolores podem causar mal à saúde humana, então preste atenção nas nossas dicas para eliminar de vez esses fungos da sua casa.

Em épocas frias, é comum fechar portas e janelas das casas, mas essa prática acumula bastante umidade, o que faz com que o mofo apareça. Mas isso não significa que no calor também não possa acontecer. Seja no frio ou no calor esses fungos estarão sempre esperando uma oportunidade para entrar em nossas casas. Confira abaixo dicas infalíveis para removê-los de vez!

+ Reforma sem obra: 8 ideias incríveis para repaginar a sua casa

1 – vinagre e bicarbonato

Mofo: 5 dicas para acabar de vez com esse fungo na sua casa
Mofo: 5 dicas para acabar de vez com esse fungo na sua casa

A primeira dica é usar uma solução específica para fazer a limpeza dos móveis, quando a casa ficar toda fechada por longos períodos. Tudo o que você precisa é 240 ml de vinagre e 1 colher de bicarbonato. Misture os dois em um recipiente fundo (pois essa mistura borbulha bastante).

Feito isso, passe para um borrifador para aplicar nos objetos mofados, deixe fazer efeito por 10 minutos e por fim seque com um pano. Esse passo a passo deve ser feito 1 vez por mês, assim os fungos não voltarão.

2 – Saquinhos para combater a umidade

Reprodução blog Lais Couto / Os saquinhos que combatem umidade são bons exemplos para você fazer em sua casa e eliminar de vez os fungos.

Outra alternativa ótima e barata para combater o mofo em casa, é usar os saquinhos para combater a umidade dos ambientes. Neste caso, esse item serve apenas para gavetas e armários. Os saquinhos são bem fáceis de desenvolver. Eles são nada mais, nada menos do que pedaços de giz embrulhados em tule (tecido leve e transparente, de fios de seda, nylon ou algodão).

Caso você não tenha giz e o tecido, outra alternativa que também funciona, é colocar carvão ou cal em postes plásticos. Esses elementos absorvem tão bem quanto o giz, mas não podem ficar nos saquinhos de tule, pois pode vazar.

3 – Água sanitária

Fácil de encontrar e simples de usar, a água sanitária vai te ajudar a expulsar de vez o mofo de casa.

A água sanitária é mais um item simples e eficaz para combater o mofo em casa. O modo de preparo é bem simples. Basta dissolver 100 ml de água sanitária para cada litro de água. Feito isso, é só passar nos lugares onde há os fungos e deixe agir por 30 minutos . Após, retire com um pano ou esponja.

Mas atenção! Antes de passar a solução nos móveis, pisos e objetos da sua casa, certifique-se que o local vai resistir à ação da água sanitária. Pois é um ingrediente bastante forte e pode manchar superfícies e tecidos.

4 – Ventilação

Outra dica é manter portas e janelas sempre abertas para os parasitas não se instalarem.

A boa e velha ventilação não poderia estar de fora dessa lista! Depois que você fez a higienização dos locais e tirou todo o mofo, o próximo passo será não deixar que os fungos apareçam de novo. Como faz isso? Basta deixar os armários, sapateiras, guarda-roupas, dispensas e etc, cerca de 15 minutos por dia com as portas abertas. Fazendo isso, o ar vai circular e mofo vai passar bem longe.

Durante esse processo é importante que portas e janelas estejam abertas, as roupas que você usa poucas vezes precisam ser lavadas de 3 em 3 meses e quando estiverem secas, as coloque em sacos de TNT ou algodão.

Aparelhos como desumidificadores, ar-condicionados e ventiladores são exemplos de como a tecnologia pode, sim, ajudar a eliminar esses parasitas do nosso dia a dia.

Dica: ao pintar a sua casa ou os seus móveis, invista nas tintas que impedem a infestação desses fungos.

5 – Limão

O limão é uma arma perfeita para combater fungos.

Esse ingrediente é um dos mais simples de usar na hora de desinfetar os ambientes. O limão possui limoneno, essa substância é essencial na hora de limpar mofo. O passo a passo para eliminar os fungos da sua casa também é bem simples. Basta você guardar as cascas do limão, bater com água em uma quantidade metade limão metade água, coar e pronto! Pode sair limpando tudo!

6 –  Xampu neutralizador para tirar o mofo

Confira como combater o mofo com o xampu neutralizador.

O mofo manchou seus estofados com bolor? Não se desespere. A dica para tirar esse parasita é utilizar xampu neutralizador! Você só vai precisar ter um aspirador com filtro de água. Depois de você passar nos locais, com a ajuda de uma escova de dente, esfregue bem. Após, retire o excesso com um pano e deixe secar na sombra.

Não deixe secar ao sol, pois os raios solares misturados com o xampu podem danificar os estofados.

7 – Isopor

Reprodução Mercado Livre

Mais um item que pode ser seu melhor amigo na hora de expulsar os mofos dos ambientes é o isopor. Esse material deve ser usado em lugares onde a umidade é e sempre será bastante forte. Nos espaços vazios entre os imóveis, encaixe placas de isopor. Fazendo isso, será praticamente impossível ter mofos destruindo os seus móveis.

Curtiu essas dicas de como remover o mofo de casa? Os passo a passo são bem simples, os ingredientes também bem fáceis de serem encontrados e os resultados serão efetivos! Espero que todas as 7 dicas tenham te ajudado ou te auxiliem futuramente!

 

Arthur Farias

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: