MARATONA DE ARQUITETURA: ARCHATHON 2018

A primeira edição de 2018 do Archathon – o maior Workshop e Arch&Design das Américas – aconteceu nos dias 17 e 18 de março. Realizado no Istituto Europeo di Design (IED), em São Paulo, o evento reuniu arquitetos e designers de interiores recém-formados, cujo desafio foi criar uma residência para a influencer digital Lucila Turqueto, do blog Casa de Valentina. Prazo para o projeto?

Apenas 14 horas. Sim, é isso mesmo. Este foi o tempo estipulado, após os disparo do cronômetro. Divididos em grupos, os jovens profissionais tiveram o auxílio de arquitetos renomados, denominados mentores, entre eles Aldi Flosi, do Yamagata Arquitetura; Renata Costa, do Apto41; Vitor Penha e Bianca Sinisgalli, do Estúdio Penha; as sócias Fernanda Morais, Fernanda Tegacini e Nathalia Mouc, da Très Arquitetura; e Fabiana Silveira e Patrícia Palma, do SP Estúdio. A equipe vencedora foi a AYÁ, formada pelas arquitetas Gabriela Verzaro, Lara Mauad e Lis Figueiredo Martins.

A primeira etapa foi um bate papo com Lucila, que falou sobre o seu dia a dia profissional e familiar, além de revelar um pouco de suas preferências de estilo. “A casa do sonho teria de ter um perfil mais rústico e praiano. Com base nisso, apostamos em materiais como cimento queimado, madeira, tijolo de barro aparente, entre outros”, conta Gabriela Verzaro. De acordo com a arquiteta, o desafio foi também conciliar os gostos da influencer com os materiais oferecidos pelos patrocinadores. “Talvez tenha sido esse um dos nossos diferenciais”, acrescenta.

Apesar do tempo reduzido para a elaboração do projeto que, por vezes, chega a soar como improvável, o conceito é justamente esse. “Nossa rotina de certa maneira é quase sempre assim: qualidade máxima e prazo de entrega curto. Ou seja, estamos o tempo todo sob pressão”, conclui Gabriela.

O Archathon 2018 teve como apoiadores e patrocinadores a Hunter Douglas, Ettore, Urban Arts, Saint Gobain Glass, Creditas Reforma, Deca, Duratex, Durafloor, Hydra, Ceusa, Dunelli, Promob e Club&Casa Design.

A equipe premiada AYÁ terá seu projeto publicado na revista Casa Claudia, além de participar de uma mostra na Dunelli e ganhar uma viagem para o Salão Internacional do Móvel de Milão 2018.

A próxima edição do Archathon já está com inscrições abertas e será realizada em parceria com a FEICON BATIMAT, que acontece de 10 a 13 de abril, no São Paulo Expo. Para participar, basta acessar o link: http://bit.ly/ArchathonFeicon2018. Os profissionais concorrem a uma viagem a Paris, durante a Maison&Objet, realizada no mês de setembro.

 

 

MARATONA DE ARQUITETURA: ARCHATHON 2018
MARATONA DE ARQUITETURA: ARCHATHON 2018

unnamed

Studioloop

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: