PLANTAS ARTIFICIAIS OU NATURAIS? QUAIS OS CUIDADOS PRECISO TER?

Plantas são essenciais os meus projetos, sejam elas naturais ou artificiais, pois dão vida e charme ao ambiente.

Existe uma grande variedade de folhagens e flores naturais, mas fazemos uso de uma minoria de espécies para decoração de ambientes internos, você verá como cuidar das plantas que decoram seu lar e quais são mais usadas.

As minhas escolhas são feitas de acordo com a disponibilidade do cliente em se dedicar ao cultivo de cada espécie, de possuir janelas que favoreçam claridade, incidência de sol, ventilação ao menos por um certo período do dia e levo em conta a permanência de crianças e pets no convívio diário da família, etc.

As folhagens de cor verde escuro são muito utilizadas internamente, porém usamos bastante a Yucca, a árvore da felicidade, zamioculca, peperômia, samambaias de médio e pequeno porte, palmeira leque e ultimamente as delicadas suculentas.

Suculentas
Suculentas
Folhagens Verdes
Folhagens Verdes

Para todas essas espécies há uma maneira correta de regar, preparar a terra dentro do vaso, misturar areia ou terra e cuidar da umidade excessiva nas raízes (isso pode apodrecer a raízes). Você sabia que a planta sente quando você muda bruscamente o vaso de lugar? Esta mudança deve ser gradual, mudanças repentinas podem causar uma queda drástica de folhas. Vire o vaso de tempos em tempos para proporcionar crescimento das folhas por igual.

A orquídea é a campeã no uso interno, linda e maravilhosa é cultivada à meia sombra com iluminação indireta e combina com qualquer tipo de ambiente seja clean ou sofisticado. Quando as flores caírem, coloque a planta num ambiente exterior e cuide dela para que no próximo ano venha mais flores lindas.

Orquídeas

Os cactos são muito comuns na decoração de um ambiente interno, é uma planta muito prática para o cultivo, porém eu recomendo com muito cuidado pois são plantas que oferecem riscos de ferimentos superficiais na pele, essa planta não é uma boa opção se no seu lar tem crianças.

Mini cactos  Photo by Lena Orwig on Unsplash
Mini cactos Photo by Lena Orwig on Unsplash

Com tantas restrições para o cultivo da planta natural dentro de casa, também faço uso das plantas e flores artificiais, hoje em dia as opções importadas são quase idênticas as naturais. Os jardins verticais estão cada vez mais em alta, viraram tendência de decoração de interiores e ficam um verdadeiro espetáculo quando bem executado por um profissional capacitado. Algumas até são a prova d’agua, são laváveis e estarão sempre perfeitas. Um painel artificial bem executado com a incidência de spots de iluminação bem posicionais fica a coisa mais linda do mundo, lindo de se ver.

Beautiful-Vertical-Garden-500x360

Num próximo post vou falar sobre custos de manutenção numa casa e num apartamento, qual dos dois tipos de imóveis deve comprar se penso em gastar menos com futuras reformas, até lá.


Studioloop

Deixe seu comentário